Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Introdução á programação em C

Este é o primeiro artigo sobre programação em C. Neste apenas vou deixar alguns conceitos básicos sobre programação nesta linguagem, que não devem de ser esquecidos
Começamos portanto com o "hello world", ou "Olá mundo", um programa que apenas escreve estas duas palavras.

Ex1. Hello_World.c

#include <stdio.h>
main(){
printf("Hello World\n");
}


Neste momento não é necessário que entendam para que servem todos os elementos presentes no código. Apenas tenham noção de que o "include <stdio.h>" é um comando que chama uma biblioteca com funções pré-definidas, o main() é a função principal do nosso programa, o printf("Hello World\n"); escreve no ecrã as palavras "Hello World", e o \n coloca o cursor de texto na linha seguinte.
Dentro de um printf, podes escrever praticamente tudo o que quiseres, desde que não utilizes caracteres especiais.
Por exemplo, printf("Não se pode fazer "isto" \n"); porque as aspas são caracteres com significado no código de programação, mas printf("podes fazer \"isto\" \n"); ,uma vez que o carácter \ anula o efeito das aspas.

código
significado
\nnova linha
\ttabulação horizontal
\vtabulação vertical
\?imprime carácter ?
(outros ex:\\, \',\")
%%imprime carácter %


  • Variáveis
ex 2. Var.c
#include <stdio.h>
main(){
int x=3;
int y=4;
printf("%d+%d=%d \n",x,y,x+y);
}

Neste segundo exemplo usamos duas variáveis (x e y), onde guardamos os valores inteiros 3 e 4. No printf escrevemos %d no local onde queremos que o valor das variáveis apareça. No lugar do primeiro %d é escrito o valor de x, no segundo o valor de y, e no terceiro o valor de x+y. Repara na ordem pela qual os valores aparecem dentro do printf.

ex 2.1: scanf.c
#include <stdio.h>
main(){
int x=3;
int y=4;
printf("Introduz dois valores\n");
scanf("%d%d",&x,&y);
printf("%d+%d=%d \n",x,y,x+y);
}

Neste exemplo o programa vai te pedir que introduzas dois valores inteiros, (separados por um espaço, ou pela tecla "enter"), e devolve a soma entre eles. A função que lê esses valores é o scanf. Se reparares, a sintaxe é semelhante ao printf, do lado esquerdo indicas o que queres ler, e do lado direito, as variáveis onde o valor é guardado, precedidas pelo símbolo adicional & que representa o endereço de memória da variável.

ex2.2: float.c
#include <stdio.h>
main(){
float x=123.456;
printf("Parte inteira = %d \n",(int) x);
printf("Parte real = %f \n",x - ((int) x));
}

O float é outro tipo de dados da linguagem C. Este representa os números reais(ex:123,456), ou seja, os números com parte inteira e parte decimal. Com a função (int) x, obtemos a parte inteira deste valor, e se subtrairmos a parte inteira ao número real original,(ex:123.456-123=0.456), obtemos a parte decimal. Simples não é?
Nota que para mostrar um float no printf, é usado um %f, em vez do %d usado para os inteiros.

Tipos de dados:
código
significadoler/escrever
intnúmero inteiro%d
float
número real (4bytes)
%f
double
número real (8bytes)
%e
char
carácter
%c


Operações aritméticas:
Símbolo
Operação
+
Soma
-Subtracção
*Multiplicação
/Divisão
%
Resto da divisão entre inteiros

Deve-se ter em conta que para fazer uma operação entre dois valores, devem ambos ser do mesmo tipo de dados, quero com isto dizer, que não se deve simplesmente somar um número inteiro a um número real, embora se possa fazer isto mesmo, caso sejam feitas as operações necessárias para não existirem erros na contagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário